O SIGNIFICADO DA MESA – SERMÃO

1. Qual é o sentido do comer juntos a mesa?

  • O ato de comer e beber são atividades primitivas.
  • Quando estamos a mesa nutrimos o corpo e as relações.
  • Comer e beber são ritos onde revelamos o nosso grau de intimidade

1.2 A mesa e os antepassados

Quando os antepassados saiam para coletar alimentos por meio da caça, frutos, sementes, ele não comiam individualmente, mas sempre comiam em grupos. Distribuíam alimentos entre si, vinculo emocional e espiritual.

1.3 Conseqüência deste ato.

  1. Cultivo a humildade
  2. Igualdade, a ética,
  3. Vinculo familiar

1.4 Envolvimento emocional com a comida

1 Coríntios 8:7 Entretanto, não há esse conhecimento em todos; porque alguns, por efeito da familiaridade até agora com o ídolo, ainda comem dessas coisas como a ele sacrificadas; e a consciência destes, por ser fraca, vem a contaminar-se.

1.5 Comunhão familiar

Marcos 2:13-17 De novo, saiu Jesus para junto do mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava. 14  Quando ia passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu. 15  Achando-se Jesus à mesa na casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam. 16  Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores? 17  Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.

  • Jesus comia com os pecadores porque ele queria ser intimo deles
  • Jesus entrou no mundo deles, na CULTURA deles

2.  Mesa o simbolismo da comunhão familiar

Efésios 2:17-19 E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto;18  porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. 19  Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus,

  • O símbolo mostra a identidade a intenção da idéia
  • Somos da família de Deus por meio de Cristo
  • Não somos deste mundo

3. A comunhão é o ato solidário de estar juntos e comer juntos.

Isso é o céu…

Mateus 22:1 – 13 1  De novo, entrou Jesus a falar por parábolas, dizendo-lhes:2  O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho.3  Então, enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas; mas estes não quiseram vir.4  Enviou ainda outros servos, com esta ordem: Dizei aos convidados: Eis que já preparei o meu banquete; os meus bois e cevados já foram abatidos, e tudo está pronto; vinde para as bodas.5  Eles, porém, não se importaram e se foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio;6  e os outros, agarrando os servos, os maltrataram e mataram.7  O rei ficou irado e, enviando as suas tropas, exterminou aqueles assassinos e lhes incendiou a cidade.8  Então, disse aos seus servos: Está pronta a festa, mas os convidados não eram dignos.

9  Ide, pois, para as encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas a quantos encontrardes.10  E, saindo aqueles servos pelas estradas, reuniram todos os que encontraram, maus e bons; e a sala do banquete ficou repleta de convidados.11  Entrando, porém, o rei para ver os que estavam à mesa, notou ali um homem que não trazia veste nupcial12  e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui sem veste nupcial? E ele emudeceu.13  Então, ordenou o rei aos serventes: Amarrai-o de pés e mãos e lançai-o para fora, nas trevas; ali haverá choro e ranger de dentes. 14  Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

  • O inferno é a negação da mesa, da comunhão
  • Só participa da mesa quem esta devidamente preparado
  • Todos são chamados, ou seja todos tem a oportunidade, mas o escolhido é a gente que se faz um

One thought on “O SIGNIFICADO DA MESA – SERMÃO

  1. Muito forte e importante o compartilharmos da Mesa em Cada lar, pois e na Mesa que temos a oportunidade de compartilhar e tambem osufruir da companinha de nossos familiares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>