Esboços

Qual é o significado da cruz?

CRUZ –Antigo instrumento de tortura e morte, formado por duas vigas, uma atravessada na outra, em que eram pregados ou amarrados os condenados.

As cruzes eram de três feitios: em forma de xis, ou de tê maiúsculo, ou de sinal de somar, sendo mais longa a viga que ficava enterrada.

Cruz é símbolo de morte

1.2 O primeiro surgimento da cruz

Genesis 2:15-17 Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 16 E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, 17 mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Quem não nega a sua vontade morre

2. A cruz e a quebra da vontade humana

Lucas 14:27 “E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo”

Jesus Cristo levou a sua cruz, e nos temos a nossa cruz.

Cruz fala de renuncia, de abrir mão de tudo

Entrega total

2.1 A loucura de negar a si mesmo

1 Coríntios 1:18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus”

O mundo ensina que é loucura deixar o orgulho de lado

Levar a cruz requer obediência

Hebreus 5:8 “embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu”

3. A cruz quebra o ego e a vangloria do crente

1 Corintios 1 28-29 “e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são;

a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus.

A cruz nos reconciliou com Deus

Efésios 2:16 e, pela cruz, reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades

3.1 Quebra de dívidas

Colossenses 2:14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu- o inteiramente, encravando-o na cruz;

Esboço do sermão de William Daniel, que foi ministrado na Cidade de Guariba SP

www.twitter.com/prwilliamdaniel

Cristo é tudo

Religião é Cristo, Cristo é religião.

Cristo é aquele que liga o homem diretamente com DEUS.  João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

 Amor é Cristo, Cristo é amor.

Ele é a expressão humana do amor do pai para com os homens. João 3:16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esperança é Cristo, Cristo é esperança.

Em um mundo cheio de desafios e espinhos, Cristo se torna a nossa esperança. Romanos 15:13  E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

 Criador é Cristo, Cristo é o criador.

Ele é o arquiteto do universo criador de tudo. João 1:3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.

 Igreja é Cristo, Cristo é Igreja.

Cristo é a metafísica da igreja, e ela extensão do seu ser em todas as épocas. Colossenses 1:18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia.

 Paz é Cristo, Cristo é paz.

A paz é um estado de espírito equilibrado e somente Cristo trás o homem em harmonia consigo e com DEUS. João 14:27  Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Salvação é Cristo, Cristo é salvação.

Cristo é o instrumento de salvação da alma humana que de sua origem já esta separada do criador, ele é o elo que religa o homem a DEUS. Atos 4:12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome (Jesus Cristo), dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

Homem é Cristo, Cristo é homem.

Sua humanidade nos torna divinos quando recebemos pelo meio da fé o seu Espírito Santo. Colossenses 2:9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

DEUS é Cristo, Cristo é DEUS.

O Deus que ama o ser humano e se fez humano para salvar o homem de seus pecados, ele é o Senhor de todas as coisas.

João 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Vida Cristã com simplicidade

Texto base da reflexão 2 Coríntios 11:3Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.
1.2 O que é simplicidade? Esta relacionada à inocência, pureza, a naturalidade.
1. 3. A serpente e Eva Serpente é símbolo de traição, coisa feia, maldade

Eva – símbolo de emoção, sentimento Engano – ilusão e traição

  • Iludir é enganar os sentimentos com algo que não existe

2. A corrupção da mente humana Corromper é estragar, destruir, subornar seduzir.

Mateus 11:28-29 “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.29  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma”
2.1 O que é verdadeiramente ser um Cristão

Gálatas 2:20  “logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim”
Ser cristão é cristo vivendo e se movendo em nós, por nós e através de nós

  • Muitos querem o poder do cristianismo ao invés de viver um cristianismo de poder (Pr. William Daniel).

3. Pensar e agir como cidadãos celestiais Colossenses 3:1-3  “Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.2  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;3  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus”
3.1 Buscar o reino Lucas 12:31  “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas”

  • Reino esta relacionado a governo interior

4. Vida oculta Nossa vida esta escondida em Deus

Colossenses 1:3 “porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus” 4.1 Deus fala em nossa consciência A consciência é o Órgão pela qual o homem toma ciência de seus atos morais. Podem ser identificados de forma interior (emoções) ou de forma exterior (seus atos físicos).

Efésios 5:14 “Pelo que diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará” Despertar significa – acordar para a realidade da vida!
Romanos 13:11 “E isso fazei, conhecendo o tempo, que já é hora de despertardes do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando nos tornamos crentes.”

  • Sabermos o tempo em que vivemos é a nossa obrigação de consciência

Muitos estão no sono da falta de consciência ¾    O sono nos leva a falta de sensibilidade da realidade ¾    A uma consciência inativa

5. A falta de consciência leva o homem a perder sua vida simples a sua moral… Moral conjunto de regras, bons costumes.

Tiago 1:27 “A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo”
5.1 Os jovens devem preservar os seus valores morais

Tiago 4:4 Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
A moral é um caminho a ser escolhido por quem tem consciência

Salmo 119:30 “Escolhi o caminho da fidelidade; diante de mim pus as tuas ordenanças”
Pequeno esboço do sermão de William Daniel, que foi ministrado na Cidade de Guariba SP

www.twitter.com/prwilliamdaniel

Comment ( 1 )

  1. ReplyKevin Lopes

    Muito bom querido(a) obrigado foi de grande generosidade de sua parte postar esse ótimo conteudo a paz é contigo

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pular para a barra de ferramentas