Filósofo de Athenas Paulista

site

Filosofia não é simplesmente reproduzir pensamentos dos outros sem acrescentar nada, mas é refletir sobre eles e tendo como base, é pensar em cima do que foi pensado e acrescentar, enriquecer no mundo das idéias (William Daniel – Filósofo de Atenas Paulista).

FRASES  FILOSÓFICAS WILLIAM DANIEL

1. Jamais posso fechar a porta da igreja, porque posso estar barrando um Ghandi entre nós.
2. Lutar sempre, desistir jamais, o meu sonho é o ar que respiro.
3. Deus não é Brasileiro e nem muito menos o diabo Argentino.
4. Nunca diga nunca para o nunca.

5. Toda instituição religiosa contribui para o despertamento e desenvolvimento moral do homem. A religião Cristã é a única que além de despertar e desenvolver a moral do homem, verdadeiramente religa o homem a Deus.
6. O perigo de dar banana para vida é que depois que ela come, costuma jogar a casca no chão; Será que sabemos onde ela jogou a casca?
7. A sabedoria não esta em exaltar as próprias virtudes, mas em reconhecer que só em Cristo que as temos de verdade.
8. Melhor que as muralhas do individualismo são as pontes das relações.
9. Se para ver Deus é necessário morrer, então que a sua sepultura chamada Cruz nos enterre todos os dias.

10. Se o corpo também fala, qual é a mensagem que a igreja transmite?
11. É melhor ficar só no leite da vaca de cada dia do que saborear sua carne por alguns dias e depois ficar sem a vaca e conseqüentemente o leite de cada dia.
12. Se não temos mais chão para pisar é um sinal de que não estamos perdidos sem apoio, mas sim que estamos voando.
 www.twitter.com/prwilliamdaniel

Vida com propósitos – Acaso X propósito divino

1. Acaso x propósitos

O acaso é algo sem planejamento, algo imprevisto.

Propósito é algo planejado, arquitetado com carinho, pensado.

O ser humano não é fruto do acaso, de algo sem propósito sem sentido.

Tudo que foi criado tem seu valor e importância.

Mateus 10:30  “E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados”.

1.2 O plano de Deus

Deus planejou na eternidade passada, nos criar e fazer do homem instrumento de sua gloria.

Colossenses1:16-17  “pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17  Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste”

1.3  Deus nos formou mesmo antes de termos consciência de nossa própria existência

Isaias 44:2 Eu, o SENHOR, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu (lh) ( você esta sob os meus cuidados mesmo antes de nascer).

Jó 12:10 “Na sua mão está a alma de todo ser vivente e o espírito de todo o gênero humano”

1.4 Reflexão Filosófica

A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido (Bertrand Russell, ateu).

“Deus é o sentido e a resposta para vida” (Pr. William Daniel)

A verdadeira Sabedoria

1 Corintios 2:7 “mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória”

1.5 Cristo é a resposta

O homem foi criado para um mundo eterno, onde com Deus encontram sentido e significado de sua existência, as respostas dos porquês.

Ao contrario de que o mundo ensina a resposta para VIDA esta em ter um encontro genuíno com Deus através de Cristo.

Colossenses 1:26-27  “o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória”

2. Afinal qual é o propósito da vida.

Algo criado por alguém só pode ser explicado pelo seu próprio criador.

  • A resposta não esta no HOMEM e sim em DEUS.

O homem é um ser criado cujo manual de uso é a bíblia

Efésios 1:11-13  nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, 12  a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; 13  em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa;

  • Fomos criados por Deus para louvor de sua gloria

Pastor/filosofo – William Daniel

Conceituações Filosóficas

Definir o indefinível

Como posso eu, vaso, decifrar o oleiro. Aquele que me criou é o que pode me descrever em meus atributos e essências, pelas quais nem eu mesmo em meu ser conheço.

Se eu defini-lo, deixa de ser o que é e, passa a ser alguma coisa. O Ser limita-se virando então “a coisa” e não o Ser. Definir Deus é transformá-lo absurdamente em um objeto de pesquisa, e isso o filósofo não faz, o filósofo busca, e sua busca é trilhada pelas vias do amor e somente busca aquilo que se conhece aquilo que se ama.

Destruindo o infinito

Buscamos o que temos racionalmente certeza de sua existência. Até onde conseguimos pensar, sabemos que por causa do limite de nossos pensamentos, existe algo maior do que a nossa limitação, que chamamos de infinito, ou universo.

O infinito quando temos consciência de sua existência permanece intacta na nossa razão, essa é uma idéia inata dentro do homem.

O erro estar em querer colocar o infinito dentro do finito, o universo dentro do pensamento humano, aí vem o caos, a destruição do infinito, porque o dia que ele couber em nossa razão deixa de ser o que é.

 Filósofo William Daniel

 

Leitura a esposa do Filósofo

A filosofia desperta no homem a sede pelo saber, o amor ao conhecimento, sentimento que aparece nos indivíduos de varias formas. O religioso usa a filosofia para compreender melhor a sua fé e de forma racional, o existencialista para entender a sua função na existência do social, o político de como governar e agir com inteligência no mundo, o educador de como ser ético e ensinar a ser ético em todas as situações.

A filosofia como caminhos para cada ser humano no seu respectivo meio do qual esta inserido.

Ela não veio para dar respostas, seu objetivo não é esse, mas para fazer do homem um ser mais perto do próprio homem, ou seja, humanizado. Ela faz com que as pessoas libertem-se de suas “verdades” de seus mundos cavernosos que os impedem de ver o todo, o além do próprio umbigo.

Na filosofia não há espaço para os donos da verdade, e sim para seres que a buscam, não a espaço para preconceitos e muito menos pensamentos dogmatizados e concluídos porque isso deixa o homem no finito.

A filosofia sem dó nem piedade retira um vírus na vida do homem chamado ignorância, ela com isso depois do seu ato libertário passa a incomodar e a corroer as estruturas da pessoa, fazendo que ele busque o seu caminho através do conhecimento.

No Brasil com a volta da filosofia, inúmeras pessoas estão sendo capturadas pelo mundo do saber, isso tem reavivado o pensamento filosófico, e  muitos estão se voltando à filosofia. A filosofia é um modo de ver a vida com a visão total que nos leva a ver o mundo de vários ângulos.

Nos dias de hoje, milhares de pessoas estão indo até as faculdades, cursos à distância, leitura de livros com intuito de entender um pouco melhor a vida. Também, outros já vêm o mundo do saber com uma grande oportunidade de mercado de trabalho. Não devemos condenar e nem criticar, pois cada pessoa tem suas necessidades

No mundo pós-moderno o excesso de informação tem sido o inimigo número um dos amantes do saber, eles estão se perdendo em meio ao turbilhão de informações e com isso, estão além de indecisos, sem saber qual caminho trilhar.

Creio que para esse mal existe uma grande arma, para viver livre e isolado dos excessos, essa arma é a leitura, mas uma leitura profunda, fundamentada em um processo de repetição onde o indivíduo passa a ter um conhecimento aprofundado capaz de não deixar o excesso de informações afetar sua jornada filosófica.

Nessa guerra a nossa melhor parceira é a leitura, ela deve ser a nossa companheira diária.

O amante do saber deve criar o hábito de ler todos os dias com a mesma intensidade e necessidade que ele possui de se alimentar diariamente.

A leitura de cada dia dai-nos hoje, agindo assim o homem vai adquirir um conhecimento além do superficial que vemos nos dias de hoje, conhecimento superficial chamado informação, é como palha que só faz volume, mas quando passa pelo fogo do intelecto logo se queima rapidamente.

Casando-se com a leitura, você vai ser alguém que, além de conhecimento, vai poder demonstrar as verdades da filosofia num campo de mais profundidade. Isso é conseqüência do envolvimento diário com o habito de ler.

O ato de ensinar filosofia é uma missão de vida, uma linda vocação, que é dada a poucos realizá-la de maneira boa e louvável.

Em um mundo sem esperança e que vive em trevas em todos os sentidos, a filosofia e os filósofos aparecem como uma luz no fim do túnel, um trem que deve por obrigação trazer esperança, dar novas chances e motivar novas buscas em todas as áreas da vida humana.

 Aplicação e fidelidade ao ato de ler diariamente, um casamento perfeito para quem deseja sair da esfera do normal, a leitura como esposa nossa é o caminho para os amantes do saber ter uma vida mais profunda.

Esse casamento deve ser regado com amor todos os dias, para que ele supere os desânimos, as crises que conseqüentemente virão.

Agindo assim seremos filósofos-professores, filósofos que pensam e não professores que dão aula de filosofia e profissionais do pensar, portanto, nos tornemos um com a leitura, e façamos dela a nossa esposa, menina de nossos olhos, e que ela faça parte de nosso dia a dia, e de nosso ser também, esse é um caminho virtuoso; Casar com a leitura.

Pastor/Filósofo William Daniel

FILOSOFIA DA RELIGIÃO CRISTÃ

Senso comum e critico da religião.

O homem desde o seu principio busca respostas para as coisas que vê e não entende, busca também respostas para as coisas transcendentais como no caso, vida após morte, se existe Deus e como ter contato direto com esse Ser.

Desta forma então nasce o sentimento filosófico de vida, a busca pelas respostas, o ato de ter um espírito reflexivo e desejar saber afinal qual o sentido de tudo, e qual é o nosso próprio sentido em relação a todo esse universo tanto coletivo, como também em nosso mundo interior.

A Religião tem sido o caminho para a busca destas respostas, nos dias de hoje vemos o quanto as pessoas estão se voltado para as religiões.

A Religião tem por fundamento a moral, toda religião em si tem em seu discurso de que o homem deve ser um ser que saiba os seus limites e que também respeite os limites de seu semelhante, esse é o fator importante da religião, melhor dizendo seria a sua pedra fundamental, mas isso não é tudo, é simplesmente meio caminho andado.

A religião no seu sentido da palavra significa religar, ou seja, a volta do homem para o seu estado original uma mudança de direção, uma conversão.

O Fato preocupante em tudo isso, é que hoje as pessoas estão se procurando serem moralmente corretas que por sinal é obrigação, mas se esquecem de se religarem a Deus que é o principal, e com isso atribuem a sua condição “moral” de vida o fato determinante para serem aceitas e aprovadas pelo criador.

Isso tudo é puro senso comum da religião, algo hereditário que recebemos de nossa sociedade e família, uma espécie de herança religiosa que verdadeiramente não nos preenche e nem dos da resposta alguma, mas só nos ensina a sermos moralmente corretos.

Para sairmos deste senso comum da religião e entramos no senso critico temos que admitir que, o que precisamos é ter um contato real com Deus um religar genuíno em nossas vidas, fazendo uso do pensamento do grande filósofo Santo Agostinho que diz: “Que a nossa religião nos ligue, pois, ao Deus único e onipotente”, essa deve ser a nossa busca, não buscar a Deus por interesses pessoais, mas por necessidade interior, Deus pela essência e não pelos benefícios matérias, porque isso é evidencia a imoralidade de nossa moral.

A Religião em sua gênese tem por propósito levar o homem de volta a Deus, e as Sagradas Escrituras definem com convicção o que é religião. Segundo o Apostolo São João em seu Evangelho releva o ato do religar quando narra às palavras do mestre Jesus “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao pai senão por mim” João 14:6.

Tirar o homem do senso comum da religião e levá-lo ao senso critico a uma experiência de vida pessoal com Deus, foi a missão de Cristo, ele mostrou que religião é, mas do que instituições organizadas e cheias de regras que só servem para escravizar e subjugar o homem, religião é se voltar para Deus, nunca se esqueça disso.

Pastor/Filósofo William Daniel

7 princípios da filosofia de Cristo

1. “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem”

 Morreu liberando e acreditando no perdão, vida sobrenatural o perdão é a encarnação do sentimento e do pensamento divino em nós.

 2. “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”

Vida emocional inabalável – sem rancores e magoa, ele prometeu salvação aos piores pecadores.

 3. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho eis aí a tua Mãe!”

Não abandonou a família e nem aqueles que o ajudaram no seu ministério

Cristo é a semente da mulher, Maria foi reconhecida na sua morte por sua fidelidade e coração de mãe, ela representa o sentimento Materno de Deus.

 4. “Tenho Sede!”  

Em vez do alimento água para o corpo deram lhe vinagre.

Tenho sede”. (João 19:28) Aqui fica patente a natureza humana de Jesus, não era uma reclamacão ou um pedido mas uma afirmação clara de que Ele era de carne osso, tinha fome sede como todos os humanos. E é por isso que Ele se compadece nós, pois Ele conhece todas as nossas dores (Hebreus 4:15 e 15).

 5. Eli, Eli, lema sabachtani? – Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”

Jesus buscou ao pai como Deus sentiu então o seu distanciamento, ele em sua humanidade passou o que nós passamos quando estamos distantes de Deus, sentiu-se vazio e na escuridão.

 6. “Tudo está consumado!” 

Uma nova raça uma nova vida, o viver pelo novo mundo vindouro, ele fez tudo por nós, ele deu sua vida por nós e somos eternos a partir do momento em que cremos nele.

 7. “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”  

A volta de sua vida a Deus, o bom filho sempre volta a casa do pai, Cristo retornou ao lado do pai, bendito seja ele, louvado seja para sempre o seu nome que é nome de salvação.

 Pastor/Filósofo William Daniel

Comments ( 2 )

  1. Replyene souza

    adorei essa publicaçao estudar filosofia dá alento a minha alma e Jesus Cristo é um filosofo incoparavel

  2. ReplyElisangela de oliveira pinto

    quero ficar recebendo estas imagens de cristo.

Leave a reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pular para a barra de ferramentas